quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESTUDOS: Perdão

O texto base que usaremos nesse estudo é Gêneses 45:1-8.
Nessa passagem vemos uma demonstração do verdadeiro perdão.

Gênesis 45: 1-8 ( 1-Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
2-E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
3-E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
4-E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5-Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
6-Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
7-Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
8-Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. )


Mas afinal o que significa a palavra Perdão: 
per.dão
sm (de perdoar) 1 Remissão de uma culpa, dívida ou pena. 2Indulgência.

Essa ação tem um significado e efeito muito mais profundo que pensamos.

Antes de realmente nos aprofundarmos precisamos entender que se não perdoarmos não seremos perdoados conforme:


Mateus 6:12 (E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; )
Lucas 6:37 ("Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.)
Mateus 6:14-15 (Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. )

Bom, agora aprendemos que o perdão é algo essencial, pois se não perdoarmos não seremos perdoados. A melhor forma de ilustrar o verdadeiro perdão é:
Voltar lá atrás onde aconteceu a desavença, contenda, briga e etc...e apagar o ocorrido e começar tudo de novo como se nada tivesse acontecido. Portanto não tem como sentir magoa e rancor de algo esquecido correto? Se você ainda tem esses sentimentos ore e procure restauração com a pessoa que você tem algo contra.

O PERDÃO TEM QUE SER ACOMPANHADO DO AMOR.

O perdão vem acompanhado de amor. Só com esse sentimento podemos perdoar.
Imagine como seria possível voltar atrás no erro, apagar toda a ferida em nossa alma e recomeçar como se nada tivesse acontecido sem amor? Simplesmente impossível.



O PERDÃO TEM QUE SER ACOMPANHADO DA HUMILDADE.

O perdão orgulhoso e prepotente:
Ex: Você me perdoa pelo o que te fiz, eu sei que eu até estava certo, mas quando gritei perdi a razão, você me perdoa?
Isso é pedir perdão com pinta de quem esta certo, isso não importa nesse momento, pois se vocês irão voltar atrás no erro e esquecer, que diferença faz quem está certo ou errado?

Agora outro exemplo:

Ex: Eu te perdôo, mas presta atenção.
Ex: Eu te perdôo, mas a nossa amizade não tem como continuar a mesma.
Como pode não ser a mesma se o ocorrido foi esquecido com o perdão?
Então amados entendam que o perdão é humilde e não orgulhoso, podemos notar essa característica nessa passagem:

Mateus 5:23-24 "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

O texto diz que se alguém tem algo contra você não entregue a sua oferta, antes vá consertar. A palavra não diz se você fez algo contra alguém, ela diz se alguém tem algo contra você. Portanto mesmo você estando certo vá se reconciliar e seja humilde, peça perdão primeiro, se você estiver com o coração verdadeiro o Espírito Santo vai dirigir a situação e tudo será restaurado.

O PERDÃO TEM QUE SER ACOMPANHADO DO ARREPENDIMENTO.

Já aprendemos até aqui que sem AMOR E HUMILDADE não existe perdão, agora vamos ver que o arrependimento também faz parte dele.

Primeiramente o que é o arrependimento ?
O arrependimento não é sentimento de culpa, não é remorso ou peso na consciência, nada disso leva a mudança de vida. Arrependimento é mudança de atitude, é deixar de fazer aquilo a qual você se arrepende.

Como você irá pedir perdão se você não se arrepende do que fez, se não tem a intenção de não fazer de novo?

HÁ LIMITES PARA PERDOAR?

A questão é: Meu amigo vive pisando na bola sempre dando mancada. O que faço?
É uma situação complicada. É certo afirmar que não existe limites para perdoar como diz Mateus 18:

Mateus 18:21,22- “Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

CONCLUSÃO

A falta de perdão é uma prisão, sem ele estamos cativos às feridas. Só existe cura com perdão.

Ficou bem claro que nós dependemos do perdão, o que seria de nós sem o perdão diário de DEUS ? E mais, se não temos perdoado a bíblia nos mostra que não estamos sendo perdoados. Busque o AMOR, a HUMILDADE e o ARREPENDIMENTO que certamente você irá perdoar com perfeição.

Não diga que o que fizeram pra você é imperdoável, pois o pecado não tem tamanho o que muda é a conseqüência. E nós pecamos todos os dias contra homens e contra DEUS e Ele tem diariamente nos perdoado. Se você enfrenta uma situação que muito te machucou e não te possibilita liberar perdão busque de DEUS, pois conforme nosso texto base Gênesis 45 José foi profundamente prejudicado pelos seus próprios irmãos, porem liberou perdão, nos provando que não existe situação alguma no mundo que não possa ser perdoada.

Perdoe sempre, independente da situação ou do ocorrido.
Pois Jesus perdoou a Pedro por negá-lo e perdoou a todos nós (“Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. – Lucas 23:34 )

Você pode dizer: Mas ele era Jesus, é impossível ser como Ele. Você precisa ler a bíblia e ver que de igual forma Estevão o primeiro Mártir da igreja vez em: (“Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado”. – Atos 7:60)

Fiquem na Paz.

Versão da Bíblia utilizada NVI.
Autor: Vinicius Von Dentz

PS* Siga o Blog e cadastre seu e-mail para receber nosso conteúdo.