segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ESTUDOS: Casamento

Nesse estudo serão respondidas algumas questões referente ao casamento:

1. Pode se casar com alguém do mesmo sexo?
2. Pode se casar com mais de uma mulher ou homem ?
3. Pode se divorciar? E se sim, pode casar de novo?


Antes de qualquer coisa é importante tratarmos esse assunto em espírito, é triste ver como o casamento está descaracterizado, dentro da própria igreja.
O texto base para esse estudo é Mateus 19.

 
1-Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão.
2-Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.
3-Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "
4-Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’
5-e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?
6-Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
7-Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? "
8-Jesus respondeu: "Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
9-Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério".



Esse texto responderá a quase todas as perguntas, porém antes é importante analisar que os fariseus não queriam aprender, eles apenas queriam tentar Jesus. Isso fica claro no versículo 3. A região da galiléia quem governava era Herodes que por acaso ele tomou como esposa a mulher de seu irmão, João Batista por repreendê-lo mais tarde foi decapitado, portanto se Jesus falasse algo comprometedor eles o levariam a Herodes. Vendo que Jesus respondeu bem, eles agora tentaram com Moisés no versículo 7 pois todos os que falavam contra Moisés e a Lei eram apedrejados.

A pergunta 1 e 2 já é respondida no versículos 4, 5 e 6, quando Jesus diz o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, fica claro que o termo “à sua” é referente a uma e Ele diz o homem se unirá à sua mulher e não o homem se unira à outro homem ou mulher se unirá à sua mulher acabando assim com qualquer hipótese de um casamento homossexual ou poligamia.

Faltando agora a questão 3, que é a mais delicada. A única coisa que pode acabar com o casamento é a MORTE. Mas por que Moisés deu a carta de divórcio? Os israelitas para poderem se casar de novo matavam suas atuais esposas. A única coisa que permite o divórcio é o adultério conforme versículo 9, mas a cura para o adultério não é o divórcio e sim o perdão, pois foi nos dado o Espírito Santo coisa que na época eles não possuíam.

Mas poder se divorciar não significa poder casar-se de novo. Quando Jesus diz que é uma união mística onde não são mais dois e sim um, significa que aos olhos de DEUS vocês sempre serão um, apenas a MORTE separando. Mas para facilitar a compreensão usarei a palavra de Deus.

Analisem com atenção Romanos 7.

2-Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3-De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.


Essa passagem prova o que foi dito acima, que apenas a Morte pode separar, e diz ainda que vivendo o marido se ela ser de outro estará cometendo adultério, a palavra não diz que se o marido a trair ela poderá casar de novo, ela apenas diz que se ele ainda viver ela não pode ser de outro. Podemos compreender que, se DEUS permitisse casar-se novamente depois de uma separação por adultério ele deixaria claro em sua palavra coisa que não acontece, pois se o marido ou a esposa ainda vivem, DEUS os vêem como um, portanto não podem se casar novamente.

Ainda há outro texto que afirma isso, ele está em 1 Coríntios 7.

10-Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11-Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.


Nessa passagem fica ainda mais claro, note que ele diz para não se separar, mas se vier a acontecer que fique sem se casar. Novamente ele não especifica a separação, mas sabendo que a única forma de obter o divórcio é pelo adultério fica claro que Paulo se refere ao casal em si, ele não defende nenhuma das partes, não importando quem adulterou se foi o homem ou a mulher mas a questão é que ambos não podem se casar novamente.

As perguntas propostas no começo do estudo foram respondidas com propriedade na palavra. Mas quero lembrar que no livro de Malaquias diz que o Senhor foi testemunha no matrimônio, portanto ele ABOMINA o divórcio. Não saia se casando sem antes buscar de DEUS, pois o casamento não é esse "oba oba" que o mundo diz, e se houver adultério lembre-se que à você foi dado o Espírito Santo e a Graça para perdoar, pois hoje você conheceu a verdade e aprendeu que o divórcio não te permite casar-se novamente.

Para encerrar eu quero lembrar que Paulo diz para permanecermos no estado que fomos chamados. Isso quer dizer que se hoje você conheceu a verdade e já está no décimo casamento não vá largar sua atual esposa pra voltar com a primeira, isso não é o correto, mas permaneça no estado que você conheceu a verdade e de agora em diante zele pelo seu casamento e vivam juntos até que a morte os separe.

Dúvidas mande um e-mail em contato ou deixe um comentário que teremos o prazer em respondê-lo.

Fiquem na Paz

Autor: Vinicius Von Dentz

Versão da Bíblia utilizada: NVI.